segunda-feira, 20 de julho de 2009

Agentes Biológicos


Constantemente estamos expostos aos mais diversos tipos de microorganismos causadores de doenças. Apesar de esses microscópicos estarem por toda parte, em determinados ambientes de trabalho corre-se mais o risco de se adoecer em decorrência deles. Os agentes biológicos que contaminam os ambientes ocupacionais são microorganismos como vírus, bactérias, protozoários, fungos, antrópodes, parasitas (helmínteos) e derivados de animais e vegetais (agentes que provocam alergia). Em geral eles estão presentes em hospitais, estabelecimentos de serviços de saúde em geral, cemitérios, matadouros, laboratórios de análises e pesquisas, indústrias - como a farmacêutica e alimentícia -, empresas de coleta e reciclagem de lixo, estações de tratamento de esgotos, incineradores, etc.

Esse tipo de contaminação pode ocorrer pelo contato com materiais contaminados e com pessoas portadoras de alguma doença contagiosa; por transmissão através de vetores (roedores, baratas, mosquitos e animais domésticos); por contato com roupas e objetos de pessoas doentes; através de contaminação em ambientes fechados; acidentes com objetos perfurocortantes, etc.

Os trabalhadores que estão sob risco de agentes biológicos devem realizar os exames periódicos pertinentes, receber um conjunto de vacinas para os agentes presentes em seu ambiente de trabalho. Devem utilizar todos os equipamentos de proteção individuais (EPI) para proteger-se de contaminações a prevenir acidentes. Esses equipamentos devem permitir uma fácil visualização de indícios de contaminação (eles devem ser de cor branca) ou de contato com substâncias infectantes e permitir também uma higienização fácil e rápida.

Devem existir dois vestiários: um para roupa de trabalho e outro para vestimenta comum, e os trabalhadores devem tomar um banho antes das refeições e após o término do trabalho. O ambiente de trabalho deve ser bem sinalizado com avisos de risco biológico e permitir uma limpeza e desinfecção fácil, com o devido encaminhamento das águas de lavagens para uma área de tratamento de resíduos.