sábado, 25 de julho de 2009

Classificação dos gases e vapores

Pode classificar os gases e os vapores segundo sua ação no organismo em três tipos:
  • Irritantes;
  • Anestésicos;
  • Asfixiantes.

Essa classificação é didática e o fato de uma substância ser classificada como anestésica não quer dizer que não possa também ser irritante, mas o seu efeito preponderante é o anestésico.

Irritantes

A irritabilidade das vias respiratórias está ligada à solubilidade dos gases e vapores, pois elas são extremamente úmidas. Os gases e os vapores muito solúveis atacam preferencialmente as vias aéreas superiores (nariz e garganta), porque se solubilizam ao primeiro contato com o trato respiratório; já os pouco solúveis atacam aéreas inferiores (bronquíolos e alvéolos).

Esses gases irritantes podem ser classificados em primários e secundários.

Gases e Vapores anestésicos

Anestésicos primários são gases e vapores que exercem apenas efeito anestésico: hidrocarbonetos alifáticos, éteres, aldeídos, cetonas.

Asfixiantes

O teor de oxigênio no ar nos ambientes de trabalho deve estar entre os valores de 19,5% e 23,5%; concentração de oxigênio maiores que 23,5% apresentam problemas de inflamação e risco de explosão por formarem atmosferas ricas em oxigênio; e ambientes com menos de 19,5% se constituem em risco para a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Nenhum comentário: