sábado, 18 de julho de 2009

Lesões provocadas pelo frio



A pele e os tecidos subcutâneos são mantidos em uma temperatura constante pelo sangue circulante. A temperatura do sangue se deve ao calor proveniente da energia liberada pelas células quando estas queimam o alimento (um processo que requer um suprimento constante de alimento e oxigênio).




A temperatura corpórea cai quando a pele é exposta a ambientes mais frios, o que aumenta a perda de calor; quando o fluxo sanguíneo é impedido; ou quando o suprimento de alimentos e oxigênio diminui. O risco de ocorrência de lesões causadas pelo frio aumenta quando a nutrição é inadequada ou a quantidade de oxigênio é insuficiente (p.ex., em altitudes elevadas).




As lesões causadas pelo frio não ocorrem, mesmo em um clima extremamente frio, quando a pele, os dedos das mãos e dos pés, as orelhas e o nariz estão bem protegidos e somente são expostos durante um breve período. Quando a exposição é mais prolongada, o organismo automaticamente contrai os vasos sanguíneos da pele, dos dedos das mãos e dos pés, das orelhas e do nariz para enviar mais sangue para os órgãos vitais (p.ex., coração e cérebro). Entretanto, esta medida de autoproteção tem um preço. Como menos sangue aquecido chega a essas partes do corpo, elas resfriam mais rapidamente.




Prevenir uma lesão causada pelo frio é simples: deve-se saber onde está o perigo e preparar- se. Muitas camadas de roupas (de preferência de lã) ou jaquetas com capuz almofadadas com penas, pêlos ou fibra sintética, juntamente com uma capa leve à prova de vento, protegerão as pessoas nas condições mais inclementes. Como uma grande quantidade de calor é perdida pela cabeça, um chapéu quente é essencial. O consumo de alimentos e líquidos suficientes também é útil.




As lesões causadas pelo frio incluem a hipotermia, na qual todo o corpo esfria até uma temperatura potencialmente perigosa; a geladura, na qual partes do corpo sofrem lesões superficiais; e o congelamento, no qual alguns tecidos do corpo são realmente destruídos. As frieiras e o pé de imersão também são causados por uma exposição excessiva ao frio.

Nenhum comentário: