sábado, 18 de julho de 2009

Medidas de controle para o frio


Aclimatização: é uma medida para alguns trabalhadores que, gradualmente expostos a ambientes frios, segundo determinados gradientes térmicos sob o controle de velocidade do ar, tem boa adaptação.


Vestimentas de trabalho: é necessário que o isolamento do corpo pela vestimenta de trabalho seja satisfatório e que a camada de ar compreendida entre a pele e a roupa elimine parcialmente a tranpiração para que haja uma troca regular de temperatura.


Regime de Trabalho: quando a exposição ao frio é intensa, o trabalhador deve ter em mente que será necessário intercalar períodos de descanso em local termicamente superior ao frio, para manter uma resposta termorreguladora satisfatória do copor humano.


Exames médicos: os exames médicos admissionais devem levar em consideração a exclusão de diabéticos, fumantes, alcoólatras que tenham doenças articulares ou vasculares periféricas. Nos exames admissionais deve-se atentar para o diagnóstico de vasculopatias periféricas, ulcerações térmicas, dores articulares, perda de sensibilidade, pneumonias e infecções das vias respiratórias superiores.


Educação e treinamento: todo trabalhador que for executar atividades sob frio intenso deverá ser instruído sobre os riscos da atividade nessas condições, bem como treinado quanto ao uso de proteções adequadas e às rotinas de trabalho.