quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Definições, segundo a NBR 14.276

bombeiro profissional civil: Pessoa que presta serviços de atendimento de emergência a uma empresa.

bombeiro público (militar ou civil): Pessoa pertencente a uma corporação de atendimento a emergências públicas.

bombeiro voluntário: Pessoa pertencente a uma organização não governamental que presta serviços de atendimento a emergências públicas.

brigada de incêndio: Grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio
e prestar os primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida.

combate a incêndio: Conjunto de ações táticas, destinadas a extinguir ou isolar o incêndio com uso de equipamentos manuais ou automáticos.

emergência: Sinistro ou risco iminente que requeira ação imediata.

exercício simulado: Exercício prático realizado periodicamente para manter a brigada e os ocupantes das edificações em condições de enfrentar uma situação real de emergência.

exercício simulado parcial: Exercício simulado abrangendo apenas uma parte da planta, respeitando se os turnos de trabalho.

plano de segurança contra incêndio: Conjunto de ações e recursos internos e externos ao local, que permite controlar a situação de incêndio.

planta: Local onde estão situadas uma única ou mais empresas, com uma única ou mais edificações.

população fixa: Aquela que permanece regularmente na edificação, considerando-se os turnos de trabalho e a natureza da ocupação, bem como os terceiros nestas condições.

população flutuante: Aquela que não se enquadra no item de população fixa. Será sempre considerada pelo pico.

prevenção de incêndio: Uma série de medidas destinadas a evitar o aparecimento de um princípio de incêndio ou, no caso de ele ocorrer, permitir combatê-lo prontamente para evitar sua propagação.

profissional habilitado: Profissional com formação em Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho, devidamente registrado nos Conselhos Regionais competentes ou no Ministério do Trabalho e os militares das Forças Armadas, das Polícias Militares e dos Corpos de
Bombeiros Militares, com o 2º grau completo e que possua especialização em Prevenção e Combate a Incêndio (carga horária mínima: 60 h) ou Técnicas de Emergência Médica (carga horária mínima: 40 h), conforme sua área de especialização.

risco: Possibilidade de perda material ou humana.

risco iminente: Risco com ameaça de ocorrer brevemente, e que requer ação imediata.

sinistro: Ocorrência de prejuízo ou dano, causado por incêndio ou acidente, em algum bem.

terceiros: Prestadores de serviço.

Nenhum comentário: