sábado, 25 de setembro de 2010

Treinamento de Levantamento e Manuseio de Cargas Manualmente

A quem se destina :

·         A trabalhadores que desenvolvem trabalho fisicamente pesado, especialmente com manuseio ,levantamento e carregamento de cargas dentro da empresa.

·         A trabalhadores que executam atividades fisicamente pesadas fora da empresa .

Orientação:

A prevenção das dores da coluna ao levantar e fazer o transporte de cargas tem dez regras básicas:

Limite de peso – Ninguém deveria levantar mais que 25 Kg (carga colocada em um plano a 0.75 cm do piso.), ou 18 Kg (carga colocada no chão).
O cuidado mais importante sob o ponto de vista de técnica de manuseio: aproximar o corpo da carga ou aproximar a carga do corpo.
Técnicas para se fazer esse esforço: a mais adequada é aquela que você tiver mais prática; não há problemas em pegar uma carga de até 18 Kg do chão com as costas arqueadas ;também não há problema em pegar essa mesma carga agachado .Respeite as características individuais : se você já teve dor nas costas ,provavelmente irá preferir levantar essa carga usando a força dos músculos das pernas, porém se já tiver tido problema no joelho ,provavelmente irá preferir levantá-la usando os músculos das costas .Quando a carga for muito volumosa ,a melhor técnica é semi–agachada: você encurva um pouco a coluna e ao mesmo tempo se agacha um pouco.
Somente utilize a técnica agachada se a carga couber entre os seus joelhos .Ter que  passa-la na frente dos joelhos é crítico e gera sérios riscos para sua coluna vertebral, tanto para os músculos quanto para os discos intervertebrais .
Considere que o limite de 25 kg ou 18 kg é para atividades ocasionais, cargas próximas do corpo, a serem pegas sem torção do tronco e tendo boa qualidade de pega. Caso seja mais frequente ou caso as cargas a serem pegas estejam longe do corpo ou de um lado só, os limites podem ser bem menores.
Não faça esforço de levantar cargas estando o tronco torcido. Isso pode acarretar sérias consequências para sua coluna, inclusive com risco de hérnia de disco .
Ao pegar uma carga, enrijeça os músculos, de forma que eles, de antemão, estejam preparados para o valor da carga que será levantado.
Controle as condições do piso. Muito cuidado com escadas, com locais acidentados e, ao transportar cargas muito volumosas , que comprometem sua visibilidade.
Nunca carregue mais que 30 kg.
Ao carregar uma carga ,nunca coloque–a sobre a cabeça, cargas compactas (tipo bateria de carro) podem ser melhor carregadas junto ao ombro ,porém sem apoiar sobre o mesmo .Prefira dois volumes, com alça carregando-os um de cada lado do corpo.

Limites de peso a serem levantados:

·    Na posição agachada a carga a ser pega do chão:15 Kg
·    Nas melhores condições: 23 Kg (carga elevada, próxima do corpo, com boa pega sem rotação lateral do tronco ,pequena distância vertical entre a origem e o destino , menos que uma vez a cada 5 min.);
·    Fora das condições acima : calcular o limite de peso recomendado utilizando o critério do NIOSH (National Institute Of Occupation Saffety and Heath:Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional)
·    Quando as cargas mais pesadas (mais de 10 Kg) forem elevadas por apenas uma das
mãos, a clínica del Lavoro, Itália, sugere multiplicar o valor encontrado por 0,6.

Os três cuidados posturais mais importantes:

·    Pegar a carga simetricamente, evitando ao máximo qualquer torção da coluna  lombar e qualquer rotação lateral do tronco.
·    Aproximar a carga do corpo e elevá-la o mais próximo possível do corpo;
·    Evitar movimentos bruscos.

Os cuidados posturais complementares:

·    Avaliar a real capacidade para levantar aquele peso;
·    Antes de pegar um peso, enrijecer a coluna ,de forma a colocar os músculos em condições prévias de boa capacidade para realizar o esforço a que se propõe ;
·    Preferir pegar um peso de cada lado do corpo ,do que o peso de um só lado (é preferível pegar e carregar duas malas mais pesadas do que apenas uma);
·    Ao pegar uma carga mais pesada ,respirar fundo e prender a respiração(este aumento adicional de pressão no tórax diminui a pressão nos discos da coluna
·    Certificar–se  das condições do piso, a fim de evitar tropeções e escorregões enquanto transporta a carga.

Cuidados no transporte de cargas:

·   Nunca carregar cargas na cabeça ,pois isso leva à degeneração dos discos da coluna cervical ,com tendência aumentada de cervicobraquialgia (é bom lembrar que nessa região os espaços intervertebrais são muito estreitos e o carregamento de cargas na cabeça pode reduzi-los mais ainda);
·    Na medida do possível deve–se carregar a carga com os membros superiores estendidos para baixo junto do corpo evitando-se fletir o antebraço sobre o braço;
·   Outra medida importante é o uso de correias e cinturões ,principalmente no transporte de móveis .Há controvérsias quanto ao uso de cintas lombares.








Nenhum comentário: