terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Como manter o armazém seguro?

O primeiro passo para manter o armazém seguro é definir locais exclusivos para o trânsito de pedestres, separando-os das máquinas. Com cada um em seu local específico, a ocorrência de atropelamentos é reduzida.

Caso seja inviável a permanência de pessoas próximas às máquinas durante as atividades, devem ser separados locais conhecidos como zonas de segurança, onde permaneçam apenas as pessoas úteis a operação e que se tenha uma distância mínima de afastamento entre máquina e homem, que pode variar de atividade para atividade (de acordo com o tamanho do produto, toxicidade, risco de explosão...). Cinco metros podem ser definidos como uma boa distância para operações mais simples.

O funcionamento de forma básica é assim: quando o colaborador estiver realizando trabalhos manuais nas zonas de segurança, a máquina se afasta do local. Quando o colaborador tiver terminado o trabalho manual, este se afasta e só após a máquina se aproxima do local da atividade. Caso o operador perceba que alguém estranho à atividade se aproxima ou que o parceiro de trabalho não respeite a distância mínima exigida, deve-se realizar o desligamento imediato da máquina.

O ambiente deve ser bem iluminado e livre de imperfeições no piso, para reduzirmos o risco de queda de pessoas e de cargas.

Os operadores de máquinas devem possuir visão ampla do ambiente que executam suas atividades e devem observar sempre nos cruzamentos entre as ruas no interior do armazém os espelhos convexos, que possibilita aos condutores que vejam e sejam vistos por outros operadores e suas máquinas. Olhar os espelhos antes de qualquer conversão possibilita o operador a prever qualquer situação de risco (cargas tombadas e/ou pessoas fora da passagem de segurança). O operador deve relatar ao seu superior imediato qualquer irregularidade na máquina (freio, iluminação, direção e emissão de sons do equipamento).

Nunca posicionar cargas, máquinas e objetos próximos aos equipamentos de combate a incêndios (extintores e caixa de hidrantes), pois existem vários materiais combustíveis no interior dos armazéns (madeira dos pallets, papelão, isopor, dentre outros).

Todo colaborador deve saber o número do ramal de emergência. Se você não sabe, consulte o técnico de segurança.

Nenhum comentário: