terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Síndrome de Visão de Computador (CVS)

A Síndrome de Visão do Computador (Computer Vision Syndrome) é caracterizada pelo cansaço visual associado ao prolongado uso do computador.

Alguns dos sintomas da CVS são: Olhos irritados, vermelhos, coceira, olhos secos ou lacrimejando, como também fadiga, sensibilidade à luz, sensação de peso das pálpebras ou da fronte e ainda dificuldade em conseguir foco. 
Outros sintomas podem ser: enxaquecas, dores lombares e espasmos musculares.

Muitas pessoas que sofrem desses sintomas não sabem que têm a condição da CVS. A CVS acontece porque a visão não é própria para focalizar uma tela de computador por muitas horas. Os monitores são compostos por minúsculos pontos (pixels), nos quais, o olho não consegue foco. O usuário tem que "focar e refocar" para manter as imagens bem definidas, resultando assim, na tensão dos músculos do olho e depois do uso prolongado do computador, é diminuída a freqüência de piscar, que causa olhos secos e doloridos, o que acaba resultando, na dificuldade de focar e em dores de cabeça e no pescoço.

Não há evidências que indiquem que os computadores causam problemas de visão, o que faz com que ocorram problemas são as condições externas relacionadas à tela do computador, como: Falta de iluminação, má localização da iluminação, posição imprópria do monitor, tela suja e problemas oculares pré-existentes.

Qualquer pessoa que passa aproximadamente duas horas por dia no computador está em risco de desenvolver CVS. O causa destes sintomas visuais são a combinação de: Problemas visuais (como: Miopia, Presbiopia, Hipermetropia, etc.), Condições inadequadas de uso (como: iluminação e posição) e hábitos de uso do computador impróprios (por horas sem descanso). Depois de longas horas no computador, algumas pessoas também poderão ver as cores alteradas. Objetos brancos ou pretos parecerão tingidos. A CVS pode ser prevenida co m algumas medidas que podem reduzir o cansaço visual como:

  • Posicionar o monitor entre 50 e 60 centímetros dos olhos;
  • O topo do monitor deve estar na altura dos olhos ou ligeiramente abaixo;
  • Iluminar bem a sala do computador;
  • Minimizar os reflexos na tela, alterando a posição do monitor ou das luzes;
  • Evitar o ofuscamento. Cuidado com luzes incidindo direto sobre os seus olhos;
  • Limpar sempre a tela do computador, que é um grande coletor de pó;
  • Se necessário, usar um filtro anti-reflexo na tela do computador;
  • Descansos periódicos são importantes. O uso do computador requer longos períodos com cabeça, olhos e corpos imóveis, o que costuma ser fatigante.

Nenhum comentário: