terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Uso do martelo com segurança

O martelo é uma ferramenta amplamente conhecida, não somente pelos trabalhadores, mas por todas as pessoas no geral. Sua função é a de golpear objetos, podendo ter vários tamanhos, de acordo com o objeto a ser golpeado. Porém, não importa o tamanho que tenha, todos têm o mesmo formato.

Seu uso, como dito anteriormente, é de amplo espectro indo do Direito à Medicina, da carpintaria à indústria pesada, da escultura à borracharia, etc.

Mesmo sendo bastante conhecido, é uma das ferramentas que mais causa acidentes no trabalho, atingindo principalmente as mãos dos trabalhadores. Mas porque isso acontece se essa ferramenta é tão comumente usada e conhecida? Por esse mesmo motivo. Por todos acreditarem que sabem como utilizar o martelo, este acaba se tornando uma ameaça à segurança.

Muitos trabalhadores acabam sendo afastados do trabalho por sofrerem fraturas diversas nas mãos devido ao mau uso do martelo. Também acontecem casos em que o trabalhador, ao dar a martelada, é atingido por fragmentos nos olhos, por não estar cumprindo as medidas de proteção adequadas.

Por isso, é imprescindível que o trabalhador tenha o mínimo de atenção e consciência na hora de utilizar essa ferramenta de trabalho. Deve-se, portanto:

Verificar as condições do cabo, analisando de existem trincas ou outros defeitos;

Certifique-se que o cabo esteja preso na estrutura metálica;

Utilize o martelo correto para a atividade exercida, pois utilizar martelos errados poderá danificar o material ou causar ferimentos;

Para evitar que fragmentos eventualmente atinjam os olhos, esteja sempre com os óculos de segurança;

Segure-o firmemente perto da extremidade (do fim) do cabo;

Sempre que for martelar, certifique-se que a face do martelo (na cabeça) esteja em paralelo com a superfície a ser martelada. Assim evita-se que ocorram danos na cabeça do martelo e diminui a chance do mesmo escapar da sua mão ou danificar a superfície do trabalho;

Para se obter uma martelada firme e certeira, somente levante seu braço na altura necessária para alcançar a forma correta, por exemplo:

Para martelar forte, levante seu braço bem pra trás e sequencialmente mova-o para frente de forma rápida e firme.

Recomendações como essas parecem tolas e inúteis, pois todos que utilizam martelos sabem que é necessário que ajam dessa forma. E realmente são. E não só por esse motivo, mas também pelo fato da pessoa achar que sabe como faz, ou porque já trabalha com essa ferramenta há muito tempo, ou porque aprendeu desde criança, é que em um momento de distração, por menor que seja acontece um acidente.

Quando a pessoa exerce uma atividade repetidamente, por muito tempo, não significa que ela sabe aquilo melhor do que ninguém. Significa somente que ela está habituada a repetir aquele movimento todos os dias. Portanto, não pense que está seguro em realizar uma atividade porque já fez muitas vezes. Geralmente é esse o tipo de pessoa que mais se acidenta, por não dar a devida atenção que a atividade merece.

Muito provavelmente você nunca tinha percebido quantas coisas são levadas em consideração para se trabalhar com um martelo de forma segura, não é? Pois bem, pense bem e redobre sua atenção na próxima vez que for utilizá-lo.

Um comentário:

Gian disse...

Realmente deve-se tomar bastante cuidado quando for martelar... usar um óculos de proteção sempre, pois o prego ou o objeto que está sendo golpeado pode voltar no nosso olho.